sábado, 27 de novembro de 2010

As Ordens na Época Romana

Imperio romano
O Império Romano é a fase da história da Roma Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo. O Império Romano sucedeu a República Romana que durou quase 500 anos (509 a.C. - 27 a.C.) e tinha sido enfraquecida pelo conflito entre Caio Mário e Lúcio Cornélio Sula e pela guerra civil de Júlio César contra Pompeu.
Império Romano tornou-se a designação utilizada por convenção para referir ao Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efectuada pelo primeiro imperador, César Augusto. Embora Roma possuísse colónias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.
As ordens na época romana são:
*  Ordem toscana
A ordem toscana é desenvolvida na época romana e trata-se de uma simplificação das proporções da ordem dórica. A coluna não apresenta base e apresenta sete módulos de altura, são separadas em grandes distâncias umas das outras, o fuste é liso, sem caneluras, e o capitel simples.









* Ordem compósita
      A  ordem compósita foi uma ordem da arquitectura clássica desenvolvida pelos romanos a partir dos desenhos das ordens jónica e coríntia. Até o período do Renascimento a ordem foi considerada uma versão tardia do coríntio. Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jónico e as folhas de acanto do estilo coríntio. A coluna tem dez módulos de altura.


Biografia:
     http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano
   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_toscana

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_comp%C3%B3sita

sábado, 6 de novembro de 2010

Reflexão sobre o módulo

Eu com esta matéria fiquei a saber muitas coisas sobre os gregos, sobre a cultura deles.
Eu gostei muito de trabalhar nesta matéria .......








Auto-Avaliação


 No teste poderia ter tirado melhor notas, mas fiquei um pouco confusa e isso deu no que deu .......
Mas espero tirar boas notas nos outros trabalhos ........


A minha auto-avaliação é de 8 valores .

Bibliografia consultada nos trabalhos

Pensamento de Aristóteles
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles

Batalha de Salamina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Salamina
e também fui ao livro História da Cultura e das Artes ( Ensino profissional Nível 3, módulos 1,2,3,4,5)

Arquitectura Grega
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_grega.htm

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Arquitectura Grega

Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para fazerem isso, foi fundamental o estudo das proporções, em cuja base se encontra a consagrada máxima segundo a qual o homem é a medida de todas as coisas. Podem-se distinguir quatro grandes períodos na evolução da arte grega: o geométrico (séculos IX e VII a.C.), o arcaico (VII e VI a.C.), o clássico (V e IV a.C.) e o helenístico (do século III ao I a.C.)



No  período geométrico, a arte limitou se  à decoração de variados utensílios e ânforas (vaso grande de duas asas para líquidos). Esses objectos eram pintados em motivos circulares e semicirculares. A técnica aplicada nesse trabalho foi herdada das culturas cretense e micênica. Passado muito tempo, a partir do século VII a.C., durante o denominado período arcaico, a arquitectura e a escultura experimentaram um notável desenvolvimento graças à influência dessas e outras culturas mediterrâneas.

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Entre os séculos V e IV a.C., a arte grega consolida suas formas definitivas. Na escultura, somou-se ao naturalismo e à proporção das figuras o conceito de dinamismo relfetido nas estátuas de atlestas como o Discóbolo de Miron e o Doríforo de Policleto. Na arquitetura, em contrapartida, o aperfeiçoamento da óptica (perspectiva) e a fusão equilibrada do estilo jónico e dórico trouxe como resultado o Partenon de Atenas, modelo clássico por excelência da arquitetura dessa época.

A ordem Dórica é a mais a mais antiga, tendo tido a sua origem no continente grego. Os templos constituídos nesta ordem possuem proporçoes rebustas e uma decoração sóbria, principalmente geométrica, o que lhes confere um aspecto maciço e pesado que tem sido associado ao aspecto masculino e guerreiro dos Dórios.
A ordem Jónica é uma das proporções mais esbeltas (colunas mais finas e mais espaçadas) e possui maior decoração, patente, sobretudo, no capitel de grandes volutas enroladas e no friso contínuo do seu entablamento, com relevos historicos. A ordem Jórica e asoociada ao espírito feminino.
    


As difrenças entre a ordem Dórica e a ordem Jónica







  Os templos dóricos eram em geral baixos e maciços. As grossas colunas que lhes davam sustentação não dispunham de base, e o fuste tinha forma acanelada. O capitel, em geral muito simples, terminava numa moldura convexa chamada de equino. As colunas davam suporte a um entablamento.
A construção jônica, de dimensões maiores, se apoiava numa fileira dupla de colunas, um pouco mais estilizadas, e apresentava igualmente um fuste acanelado e uma base sólida. O capitel culminava em duas colunas graciosas, e os frisos eram decorados em altos-relevos.

No período clássico (séculos V e IV a.C.), a arquitetura grega atingiu um ponto máximo. Aos dois estilos já conhecidos Jónico e Dórico veio se juntar outro, o coríntio, que se caracteriza por um capitel típico cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.





No mundo grego, os estilos eram identificados de acordo com as ordens arquitetônicas que regulamentavam toda a obra dos artistas. A ordem dórica é expressa por uma coluna simples, com caneluras profundas, sem base e encimada por um capitel. A jônica é mais fina e graciosa, tem coluna canelada e capitel com volutas. A ordem coríntia, por sua vez, tem coluna bem canelada e capitel profusamente decorado com folhagens, o que o faz bastante diferente dos outros.







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Templo Coríntio






domingo, 24 de outubro de 2010

Batalha de Salamina

A Batalha de Salamina foi um combate entre a frota persa, liderada por Xerxes, comandada por Temístocles. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, possivelmente no dia 29 de Setembro de 480 a.C.e terminou com a vitória grega.


Desejoso de incluir a Grécia no seu império, o jovem rei Xerxes, filho e secessor de Dario I, falecido em 486 a.C. preparou um grande exército, constituído por soldados persas,assírios,árades, egípcios,lídios e indianos e composto por unidades de terra (infantaria) e de mar (a armada de persa era formada por 1207 navios de grande calado).


Após as vitórias persas na Tessália e em Termópilas, a devastação da Beócia e da Ática, o rei persa Xerxes entrou em Atenas, destruindo inclusive os monumentos da Acrópole, desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.


Enquanto os coríntios e os espartanos defendiam uma aglomeração militar no istmo, Temístocles concentrou a frota de 200 embarcações (trirremes) na baía de Salamina, enfrentando a frota persa, que, apesar do seu maior número, tinha dificuldades evidentes de maneabilidade no espaço exíguo do estreito, pelo que foi completamente derrotada pelos gregos. Xerxes foi obrigado a regressar à Ásia, deixando o comando das tropas restantes ao seu lugar-tenente Mardónio, que seria derrotado em 479 a.C. na batalha de Platea e Micala, nas costas da Ásia Menor.


Diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estados gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra.


A vitória de Salamina acelerou o fim das Guerras Persas, confirmou a independência da Grécia e colocou Atenas, a salavdora da Hélade, em posição de liderança e hegemonia, como a Liga de Delos, fundada em 478 a.C..








segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pensamento Aristotélico

Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.


Lógica
Para Aristóteles, a lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e baseia-se no silogismo, o raciocinio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusao necessária. O silogismo é dedutativo, parte do universal para o particular, a indução, ao contrário, parte do particular para o universal.


Física
A concepção aristotélica de Física parte do movimento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema.
Para Aristóteles, os objetos caíam para se localizarem corretamente de acordo com a natureza: o éter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois o ar; depois a água e, por último, a terra.


Psicologia
O organismo,  recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. A Psicologia faz com que vegetem, cresçam e se reproduzam os animais e plantas e também faz com que os animais sintam.

No
homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, que é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica.
Biologia.
 O
filósofo deu quatro definições para metafísica:


A Psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma e intelecto. A alma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo;


  1. a ciência que indaga e reflete acerca dos princípios e primeiras causas;
  2. a ciência que indaga o ente enquanto aquilo que o constitui, enquanto o ser do ente;
  3. a ciência que investiga as substâncias;
  4. a ciência que investiga a substância supra-sensível, ou seja, que excede o que é percebido através da materialidade e da experiência sensível.
Para Aristóteles, existem quatro causas implicadas na existência de algo:
  • A causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa,);
  • A causa formal (a coisa em si, como um vaso de argila);
  • A causa eficiente (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surger);
  • A causa final (aquilo para o qual a coisa é feita, cite-se portar arranjos para enfeitar um ambiente).
A teoria aristotélica sobre as causas estende-se sobre toda a Natureza, que é como um artista que age no interior das coisas.


Essência e acidente
Aristóteles distingue, também, a essência e os acidentes em alguma coisa.
A essência é algo que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo.
O acidente é algo que pode ser inerente ou não ao ser, mas que, mesmo assim, não descaracteriza-se o ser por sua falta.


Ética
No sistema aristotélico, a ética é a ciência das condutas, menos exata na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Seu objectivo último é garantir ou possibilitar a consista da felicidade.


Política
Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática.
Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis. Desse modo, é tarefa da política investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva.


Direito
Para Aristóteles, assim como a política, o direito também é um desdobramento da ética. O direito para Aristóteles é uma ciência dialética, por ser fruto de teses ou hipóteses, não necessariamente verdadeiras, validadas principalmente pela aprovação da maioria.


Biologia
A biologia é a ciência da vida e situa-se no âmbito da física, pois está centrada na relação entre ato e potência. Aristóteles foi o verdadeiro fundador da zoologia - levando-se em conta o sentido etimológico da palavra. A ele se deve a primeira divisão do reino animal.


Metafísica
O termo "Metafísica" não é aristotélico; o que hoje chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de filosofia primeira. Esta é a ciência que se ocupa com realidades que estão além das realidades físicas que possuem fácil e imediata apreensão sensorial.